+ Pedestres

ParkedBench – Fresh Air Squares, London, 2015
ALCANCE DO PROGRAMA

Onde intervir

Na cidade encontramos várias oportunidades para este tipo de intervenção. Em especial aquelas que tem seus passeios com dimensões insuficientes, ao mesmo tempo que o espaço para os carros pode ser readequado.

Ampliação simples de esquinas sem perda de vagas

Muitas são as possibilidades, como por exemplo criar um passeio linear paralelo ao espaço de calçada existente ou prolongar as esquinas aproximando os dois lados da via para o pedestre . Estas estratégias abrem espaço para equipamentos e mobiliário urbano, como lixeiras nas esquinas. Quanto mais compacto o espaço para o automóvel, mais calma a rua e maior segurança ao pedestre.

Compactação com redução da caixa para veículos

É possível compactar a via criando uma ampliação paralela aos passeios existentes e dando espaço para as pessoas caminharem e olharem as vitrines. É importante trazer a tona o espaço destinado ao automóvel estacionado: estes espaços também podem ser ressignificados buscando um reequilíbrio e dinamismo da rua, que aliados à redução da velocidade permitem a implementação de zonas 30.

Remoção de vagas permite a adição de equipamentos urbanos

Retirando algumas vagas, ou dependendo da geometria das vias, obtêm-se espaços urbanos importantes, que permitem a implementação de pequenos estares públicos ou de mobiliários, como lixeiras e paraciclos, fundamentais ao favorecimento de modais ativos.

A remoção completa do automóvel permite a ressignificação total do espaço

Pode-se gerar espaços totalmente voltados ao uso do pedestre de forma rápida: calçadões munidos de estares, equipamentos e espaços culturais. A própria pintura, converte-se em um oportunidade de manifestação artística pública.

REFERÊNCIAS: cidades que implantaram
Manhatan, Nova Iorque [www.pbs.org]
Nova Iorque 

É a precursora dos projetos contemporâneos que utilizam a pintura para intervir no meio urbano, utilizando princípios de "traffic calm". Os diversos programas e projetos desenvolvidos visam criar ambiências e deslocamentos mais seguros e mais amigáveis ao pedestre. O projeto piloto, “Greenlight for Midtown” (2009), criou novas áreas de pedestre ao longo da Broadway, da Time Square e da Harold Square. A partir da implementação do projeto, os locais foram monitorados para coleta de dados e análise das mudanças realizadas, convertendo as intervenções em permanentes posteriormente. Ainda, o programa “NYC Plaza Program” trabalha para transformar espaços subutilizados das ruas em espaços públicos de encontro e estar. [www.pbs.org]

Cidade do México [www.plataformaarquitectura.cl]

Cidade do México

No ano de 2009, um conjunto de programas e projetos urbanos também passou a permear os órgãos de planejamento e mobilidade urbana da Cidade do México. As novas políticas refletem o valor dos espaços públicos como espaços de mobilidade cotidiana de seus habitantes e reconheçam neste aspecto o potencial para fortalecimento e construção das identidades coletivas da cidade. Neste sentido, as ações que visaram melhorar a qualidade dos percursos de pedestres e de ciclistas na cidade, bem como as possibilidades de estar neste meio. A pintura no chão das áreas públicas também foi recurso fundamental para efetivar as intenções do projeto. [www.plataformaarquitectura.cl]

https://blogs.iadb.org/ciudadessostenibles/2014/12/03/mar-del-plata-ciudad-para-la-gente

Mar del Plata

Com o objetivo de  recuperar o espaço público para os pedestres e ampliar a mobilidade não motorizada, a cidade de Mar del Plata criou um projeto de intervenção na Rua Güemes em conjunto com a Gehl Arquitetos. A Rua, um ponto comercial importante e muito visitado, foi transformada em um espaço mais humano e acessível para os pedestres. O projeto foi executado no contexto da Iniciativa de Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES) em Mar del Plata no ano de 2014. [//blogs.iadb.org/ciudadessostenibles/2014/12/03/mar-del-plata-ciudad-para-la-gente/]

[gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br]

São Paulo

Em São Paulo também foram feitas intervenções de pintura na rua para ampliar a área dos pedestres como parte do projeto Centro Aberto, no intuito de ativar os espaços públicos da região central. Parte das ruas foram pintadas para estender a área de circulação ou permanência dos pedestres e ciclistas nos espaços públicos da cidade, melhorando as condições de conforto e segurança nas vivências urbanas.[gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br]

http://www.entreverbos.com.br

 Curitiba

O Projeto "Calçada Verde" da cidade de Curitiba, promoveu a implantação de calçadas pintadas em verde em cinco cruzamentos situados na "Área Calma" da região central, cuja velocidade permitida é de até 40km/h. A intervenção teve como base os projetos semelhantes realizados em Nova Iorque e Buenos Aires.

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Em breve

O Manual + PEDESTRES estabelece as diretrizes para a implementação do programa e orientação geral para projetos.

Esta manual será gradativamente revisado a partir das experiências de implantação do programa na realidade da cidade de Florianópolis. Fique atento as futuras novidades registrando-se na REDE DE ESPAÇOS PÚBLICOS para manter-se atualizado.