FASE 1: Estudo prévio e criação do Plano de Ação
Finalizada | 8 fev 2018
O Plano de Ação se estabelece como resposta à Ação Civil Pública (5004774-51.2010.404.7200/SC, que requer a abertura de acessos a cada 125 metros de orla). Ao mesmo tempo, se converte em importante projeto da Rede de Espaços Públicos de Florianópolis e atende ao Plano Diretor de Florianópolis (Lei Complementar 482/2014).
O Plano de Ação compreende 7 etapas principais. As etapas 1 a 5 relacionam-se a mapeamento, compreensão e discussão da localização. As etapas 6 e 7, que pressupõem a viabilização e execução, compreendem a elaboração de estratégias espaciais específicas para cada situação ambiental e sua relação com o espaço construído (ambiente urbano).
A partir destas premissas o IPUF convida todos os cidadãos a participarem da Consulta Pública dos Acessos à Orla de Florianópolis, começando pelo SETOR 3.
Este primeiro setor tem início na Foz do Rio Ratones e termina na Praia Brava. Engloba as Praias do Pontal (Daniela), Forte, Jurerê, Canajurê, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Lagoinha da Ponta das Canas e Brava.